quarta-feira, 7 de março de 2012

DEPENDENCIA EM DEUS

DEPENDENCIA

O ser humano, por sua natureza busca desde cedo a sua independência, o bebe ao dar seus primeiros passos deseja caminhar sozinho, abandona o colo e só retorna aos braços dos pais quando sente sono ou fome.
A dependência em Deus é a reversão desta luta interna do ser humano para caminhar sozinho.
Na Bíblia, no Livro de Oséias – capítulo 11- versículos 1 ao 4, lemos que Deus descreve que quando Israel ainda era um menino, ainda pequeno, Deus o amou e o atraiu com as cordas de seu coração, Deus o ensinou caminhar, como e por onde deveria ir e os curava de seus males e os alimentava, mas quando ele sentiu-se forte procurou outros caminhos e adorou outros deuses, descrevendo o texto:
“1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.
2 Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.
3 Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava.
4 Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.”
Em outra passagem, já no Novo Testamento, em João 3, Nicodemos indaga como herdar a vida eterna, e Jesus fala sobre nascer de novo, não da barriga da mãe, mas sim na alma e no espírito. Nesta passagem aprendemos que para ouvir a voz de Deus, necessitamos olhar com os olhos do Espírito; fácil não é, mas a oração é o primeiro contato que podemos ter com o Mestre Jesus.
Em Lucas capitulo 15, a partir de versículo 11, Jesus fala sobre a parábola do Filho pródigo, ele se sentia forte, jovem e pediu para seu pai a parte da herança e foi embora, no mundo aproveitou de muitas coisas, mas no dia que o dinheiro acabou ele se viu só, sem amigos, com fome e frio, e resolveu retornar a casa do pai para ser um de seus empregados, mas o pai ao vê-lo o recebeu de volta, não como empregado , mas no papel de filho.
Saber que Deus guia nossos passos e aprender com Ele é observar sua Palavra, é ouvir sua voz, prestar atenção no que Ele deseja pra nossas vidas.
O Salmo 23 nos ensina que o Senhor é o nosso pastor e Ele nos guia em pastos verdejantes, a ovelha por sua natureza é míope, se ela caminhasse sozinha jamais perceberia o melhor lugar para se alimentar e repousar, mas há um pastor para conduzi-las, assim também Deus nos ensina, Ele supre as nossas necessidades. Quantas vezes olhamos e achamos que o que queremos é o melhor, mas deus que conhece o futuro trabalha em nosso favor e, muitas vezes, quando achamos que não recebemos o que queremos, que Deus não nos dá o que pedimos, estamos é conquistando com as bênçãos de Deus!
Que Romanos 8:1 e o 28, seja um cumprimento em nossas vidas:
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
A dependência em Deus pode ser difícil de ser exercida, mas ela trará o que há de melhor para nossas vidas, precisamos perceber esse cuidar, zelar e curar de Deus em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário